Ir direto para menu de acessibilidade.

NOTA DE REPÚDIO AOS CORTES NO ORÇAMENTO DAS IFES

Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 19h43

O Colegiado Pleno da UFCG, em reunião realizada em 02 de dezembro de 2022, decide repudiar os ataques do governo federal às universidades brasileiras, expresso, mais uma vez, com a supressão de recursos neste fim de execução orçamentaria deste ano.

Não bastassem a desconsideração e o destrato com que o governo tratou as universidades brasileiras ao longo de toda sua gestão, o MEC ainda se transformou em balcão de apropriação de verbas públicas por grupos de interesses privados e com destino desconhecido.

Com recursos de investimento irrisório, os cortes para manutenção têm deixado as instituições sem limpeza, sem transportes, sem segurança, sem assistência estudantil. Esse é o caminho escolhido pelo atual governo para asfixiar e, assim, minar a força e a importância de uma instituição vital para o país; justamente, por sua natureza crítica e por sistematizar, produzir e distribuir ciência e saber entre a população.

Dessa forma, reafirma-se o repúdio deste conselho superior aos ataques do atual governo à universidade, mantendo-se a expectativa de que o próximo governo possa retomar o diálogo com as universidades brasileiras, como forma de recompor seu orçamento, de intensificar sua prática acadêmica e de ampliar sua gestão democrática, sendo banida de vez a sanha intervencionista que tem atacado a legitimidade e a autonomia das universidades em todo o pais.

Diante do exposto, este Conselho conclama a sociedade brasileira, especialmente suas entidades educativas (ANDIFES, UNE, ANDES-SN, CONIF, FASUBRA, SINASEFE, dentre outras) e seus representantes políticos (senadores, deputados federais e estaduais, governadores, prefeitos e vereadores) a se somar na defesa da universidade pública brasileira.

Viva a legitimidade das práticas democráticas!

Viva a autonomia universitária!

Colegiado Pleno do Conselho Universitário

(Nota aprovada na 161ª Reunião Ordinária, do dia 02/12/2022)

registrado em: